quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Virtual x Real
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Lapidando o Enem
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Ciência, Razão e Livre Arbítrio
Após dar o passo inicial para essa longa jornada dos grandes pensadores, vamos num segundo momento analisar os varios sentidos da palavra razão, e como lidamos com ela na nossa realidade, a partir da razão pensamos mehor? Somos superiores? Estamos dotados do nosso potencial maximo de livre-arbítrio?
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Grandes Pensadores
Agora, como dito no final do útimo post...
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Finlândia : A inovação e ousadia no ensino - Parte 2

sexta-feira, 26 de março de 2010
Finlândia: Um exemplo de educação para o resto do mundo – Parte 1
Desde sua política de “Welfare state” onde visa o bem estar social em primeiro lugar, a finlândia vem se destacando nos ultimos 20 anos como exemplo nessa área, e não é para menos, utilizaram de muito investimento e apoio para chegar aonde chegaram: É o primeiro colocado em matemática, em compreensão da escrita e em cultura científica .
terça-feira, 16 de março de 2010
Um projeto que vem dando certo : Chile – Parte 2
Na primeira parte uma entrevista falando sobre essa politica adotada durante 2 governos no Chile, e com muita colaboração também da população foi possível eles em 10 anos melhorarem muito os indices de sua nação coisa que ouvimos o Paulo Renato falar desde 1998 quando ministro da educação do governo FHC e hoje ainda trabalhando na área se mostre de uma exorbitante competência! Não conseguiu evoluir em quase nada… Os projetos que aumentaram os números da educação vem do mérito do governo nacional Prouni/Reuni do que seu. Enfim , incompetências a parte nesse período em que houve uma melhora no Chile, teve todo um plano uma estrutura e ao meu ver o principal uma análise do como estava a situação e as medidas a serem tomadas, mostrando não ser um processo amador.
Para entendermos melhor um educador ( Cláudio Mendonça ) explica com mais detalhes, e se possível pensar em tentar fazer o mesmo…
quinta-feira, 11 de março de 2010
As vezes nosso vizinho tem muito que ensinar : Chile – Parte 1
Nas últimas quatro décadas, a educação no Chile passou por uma revolução. Primeiro, abriu as portas para a totalidade das crianças e jovens entre 6 e 17 anos. Em seguida, aumentou a participação da rede particular subvencionada e transferiu para os municípios a responsabilidade de administrar escolas e liceus (que oferecem ensino profissionalizante). A batalha dos 15 últimos anos foi no sentido de melhorar a qualidade do ensino e de garantir bons resultados na aprendizagem para todos os alunos.
Essa série de ações culminou em uma ampla reforma do sistema, iniciada no governo do presidente Eduardo Frei (1994-2000) e que está em curso até hoje, sob o comando do sociólogo Cristián Cox. O Chile tem atualmente cerca de 2,34 milhões de estudantes no Ensino Básico (oito séries) e 896,5 mil no Ensino Médio (quatro séries), distribuídos em 10803 escolas e atendidos por 147 mil professores. Somente para efeito de comparação, o número de alunos equivale à quantidade de matrículas no Ensino Fundamental nas redes pública e privada da Bahia, que tem o dobro de escolas e 10 mil professores a menos.
"Hoje nosso desafio é passar do desejado e ambicioso para o viável, organizando um currículo possível de ser aplicado nas condições reais de sala de aula", confessa Cox. Ele conta ainda como o governo de seu país incentiva professores competentes e os programas que ajudam escolas em dificuldades.
Leia a entrevista completa com o Sociólogo formado pela Universidade Católica do Chile e doutor pela Universidade de Londres, Cristián Cox foi responsável pelo planejamento e pela execução do Programa de Melhoria da Qualidade e Eqüidade da Educação (Mece). Desde 1997 é coordenador da Unidade de Currículo e Avaliação do Ministério da Educação do Chile, de onde lidera a reforma curricular que está sendo feita desde a pré-escola até o Ensino Médio.
domingo, 7 de março de 2010
A dúvida do vestibular!!! O drama dos jovens nos dias de hoje!!!
É claro que todo mundo ao entrar no ensino médio começa a ser bombardeado por todos os lados a entrar numa universidade. Mas o problema que aquela criança que está amadurecendo vai passar, mal sabe ela o que vem pela frente!!!
Concorrência, dúvida do curso, nervosismo, pressão familiar, dos amigos, da mídia, do mercado de trabalho. Enfim chega o momento em que é preciso fazer uma escolha, e de repente, de um dia a dia comum em casa com a família, passa-se a morar sozinho, ficar longe de tudo e enfrentar a dificuldade de morar sozinho.
Aqui um professor fala um pouco mais desse momento…
quarta-feira, 3 de março de 2010
Desafios da Educação : Tecnologia
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Acordos Mec-Usaid
“A estratégia do autoritarismo triunfante na consolidação da democracia excludente”
Assim define Demerval Saviani a Lei 5.692/71 que veio a fixar as diretrizes e bases do ensino de primeiro e segundo grau.
Essa lei foi feita a partir do acordo MEC-USAID onde o ministério da educação seguiria os moldes da agencia americana de desenvolvimento, que prevê a profissionalização do ensino a partir da sétima série, uma mostra disso foi a retirada de filosofia e artes, educação política e latim da ementa escolar, tornando os alunos verdadeiros replicadores do que se aprendia, isto é, uma tendência nova de alunos preparados para não pensar, apenar reproduzir o que é necessário para o sistema.
Então fechando o ciclo da ditadura, vemos que os militares terminaram com chave de ouro para acabar de vez com a esperança criada com a LDBEN de 1961, em apenas 10 anos eles conseguiram vender o ensino para a máfia das escolas particulares, e ainda mudar o método do ensino para o modelo americano, visando um país mais desenvolvido e mais próximo.. ou seria um país mais burro e dependente.
Continuaremos depois com os tempos de hoje, o que nos trouxe de melhoria e quais as dificuldades depois de anos e anos de ensino público ruim.
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Resumo até então
Para esclarecer um pouco melhor os fatos de como começou a ruir as estruturas da escola brasileira, além dos 2 posts explicando as leis que foram criadas na ditadura e suas consequências, temos também a descoberta de uma máfia brasileira, que o famigerado Don vitto corleone (Poderoso Chefão)nem chega perto!!
Então visando esclarecer a formação dessa máfia aqui foi feito um fluxograma de nomes e informações que eu achei importante para o entendimento do leitor que mesmo lendo os posts tenha ficado confuso com algumas informações vagas ou coisas do gênero. Clique na imagem abaixo para aumentar.
Como a figura é auto-explicativa, espero que tenha ficado tudo mais claro sobre como instaurou no cerne da política nacional essa podre cúpula de bandidos. Ao passo que formos caminhando com as questões que creio eu ser pertinentes, vou tentar colocar figuras e videos que torne mais didático. Para uma reflexão dos leitores, segue um video onde mostra algumas coisas que talvez a gente não faça idéia devido estar envolvidos com tanta tecnologia e em meio de uma educação desenvolvida ( Sudeste ). Mas será mesmo que somos tão privilegiados?? Ou é a gente que se engana com o que a mídia passa?
Enfim, tirem suas próprias conclusões!