quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Acordos Mec-Usaid

“A estratégia do autoritarismo triunfante na consolidação da democracia excludente”

Assim define Demerval Saviani a Lei 5.692/71 que veio a fixar as diretrizes e bases do ensino de primeiro e segundo grau.

Essa lei foi feita a partir do acordo MEC-USAID onde o ministério da educação seguiria os moldes da agencia americana de desenvolvimento, que prevê a profissionalização do ensino a partir da sétima série, uma mostra disso foi a retirada de filosofia e artes, educação política e latim da ementa escolar, tornando os alunos verdadeiros replicadores do que se aprendia, isto é, uma tendência nova de alunos preparados para não pensar, apenar reproduzir o que é necessário para o sistema.

Então fechando o ciclo da ditadura, vemos que os militares terminaram com chave de ouro para acabar de vez com a esperança criada com a LDBEN de 1961, em apenas 10 anos eles conseguiram vender o ensino para a máfia das escolas particulares, e ainda mudar o método do ensino para o modelo americano, visando um país mais desenvolvido e mais próximo.. ou seria um país mais burro e dependente.

Continuaremos depois com os tempos de hoje, o que nos trouxe de melhoria e quais as dificuldades depois de anos e anos de ensino público ruim.

3 comentários:

  1. AI douglaum, to em SP trabalhando mas amanhã to de volta ai em sanja.

    EU já li que os milicos fizeram esse acordo com os EUA pq quem se rebelou contra o AI-5 foram estudantes. Ou seja, a partir do MEC-Usaid o estado autoritario pretendia gerar mão de obra que sabe calcular, que sabe operar as máquinas das multinacionais; mas que não conhece a história de seu país, que não sabe seus direitos.

    Tanto que desde então, passou-se a ter mais aulas de matematica do que de história, por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. http://www.udemo.org.br/Leituras_422.htm

    7 reais a hora aula

    ResponderExcluir
  3. Escola Nacional Florestan Fernandes

    http://www.revistaforum.com.br/sitefinal/NoticiasIntegra.asp?id_artigo=8022

    vamo lá ver isso de perto?

    ResponderExcluir