domingo, 2 de agosto de 2009

Educação: pra quê ?

Começo esse blog com o intuito de direcionar o conteúdo para as pessoas refletirem e pensarem sobre vários aspectos da educação no Brasil. Vamos comentando, desde a formação do processo educacional passando por todo seu histórico até os dias de hoje. Mas de início, faço a seguinte pergunta: por quê devemos nos educar ? não soa como uma receita de bolo, assim que você completa 6 ou 7 anos sua vida muda para reuniões com amiguinhos de mesma idade para pintar, escrever entre outras coisas que você não fazia antes! Bom tudo isso eu interpreto com a idéia de que não somos pessoas formadas! A cada segundo que passa da sua vida, você pode estar mudando, aprendendo algo novo. E assim é o choque inicial na escola. Você se depara com diversas situações as quais começa a formar o ser humano. Se o bolo é delicioso por que não devemos seguir a receita. Parafraseando Mário Sérgio Cortella, filósofo brasileiro que defende a idéia de que nos renovamos todo ano, se possível todo dia, tentando compreender o mundo melhor e de certa forma a si mesmo. ( confira suas idéias ) http://www.youtube.com/watch?v=89BMhivvRFE O ato de construir-se e ser construído pelos outros é a própria Educação, entendida de forma ampla, em situações que ocorrem dentro e fora da escola. É por meio de suas experiências que a criança toma contato com as muitas maneiras de aprender. Ela pode adquirir um saber específico, no sentido de compreender um conteúdo intelectual (a gramática, a Matemática, a história da arte etc.), pode dominar um objeto ou uma atividade (como caminhar, amarrar os sapatos, nadar etc.) e pode aprender formas de se relacionar com os outros no mundo (saber como cumprimentar as pessoas, ter boas maneiras à mesa etc.). Vejo que é uma reflexão muito mais filosófica do que pedagógica, no entanto pode contribuir em muito para o compreendimento do ser humano como educador e educando. Bom, vamos caminhando.. com perguntas e reflexões... até chegarmos a um ponto que estaremos discutindo as principais teorias pedagogicas de grandes pensadores seja brasileiro seja do mundo Obrigado e Até Mais Douglas Vilela

3 comentários:

  1. Fala Douglao!
    Legal vc criar o blog. Ainda mais sobre esse tema que é de suma importância.
    É por esse e outros fatores - e até pq já chegamos ao fundo do poço na área da educação pública - que acho que a partir de agora as coisas só tenderão a melhorar. Principalmente pq há uma nova leva de pessoas dispostas melhorar a Educação no Brasil.

    Aliás, por falar nisso, dá uma olhada nessa matéria:

    Notebooks ajudam escola no interior do Rio a diminuir em 50% a repetência.

    http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=15524

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. É isso ai, cada um cada qual né!
    abraços,
    Leroy

    ResponderExcluir
  3. E aí Douglas blz!
    A Varzea me mandou seu blog e eu resolvi postar um pequeno trecho de um autor chamado Ginot que acho que vai mexer com vc assim como mexeu comigo.

    "Sou sobrevivente de um campo de concentração. Meus olhos viram o que nenhuma pessoa deveria presenciar. Camaras de gás construídas por engenheiros ilustrados. Crianças envenenadas por médicos instruídos. Bebês mortos por enfermeiras treinadas. Mulheres e beês mortos por ginasianos e universitários. Assim, desconfio da educação. Meu pedido é o seguinte: ajudem seus discipulos a serem humanos. Os seus esforços nunca deverão produzir monstros cultos, psicopátas hábeis ou Eichmanns instruídos. Ler, escrever, saber história e aritmética só são importantes se servem para tornar nossos estudantes humanos"

    Espero que goste!
    Beijos
    Pirangi

    ResponderExcluir