domingo, 30 de agosto de 2009

Desenvolver sem educação!?

O governo de JK é lembrado pelo grande desenvolvimento, incentivando o progresso econômico do país por meio da industrialização. Ao assumir sua candidatura, ele se comprometeu a trazer o desenvolvimento de forma absoluta para o Brasil, realizando 50 anos de progresso em apenas cinco de governo, o famoso “50 em 5”. O Plano de Metas, que estabelecia 31 objetivos para serem cumpridos durante seu mandato, otimizando principalmente os setores de energia e transporte (com 70% do orçamento), indústrias de base, educação e alimentação. Os dois últimos não foram alcançados, mas isso passou despercebido diante de tantas melhorias proporcionadas por JK; - Criação do Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA), implantando várias indústrias de automóvel no país; - Criação do Conselho Nacional de Energia Nuclear; - Expansão das usinas hidrelétricas para obtenção de energia elétrica, com a construção da Usina de Paulo Afonso, no Rio São Francisco, na Bahia e das barragens de Furnas e Três Marias; - Criação do Grupo Executivo da Indústria de Construção Naval (Geicon); - Abertura de novas rodovias, como a Belém-Brasília, unindo regiões até então isoladas entre si; - Criação do Ministério das Minas e Energia, expandindo a indústria do aço; - Criação da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e - Fundação de Brasília. Todo esse desenvolvimento concentrou-se no Sudeste brasileiro, enquanto as outras regiões continuavam com suas atividades econômicas tradicionais. Por esse motivo, as correntes migratórias aumentaram, sobretudo as do Nordeste para o Sudeste que chegaram a 600 mil pessoas em 1953, o que significava 5% da população nordestina e do campo para a cidade. Para tentar sanar esse problema, JK criou a Sudene, em 1959, para promover o desenvolvimento do Nordeste. A intenção era que houvesse industrialização e agricultura irrigada na região. Porém, o seu partido, o PSD, era ligado aos coronéis do interior, o que impediu que a Sudene fosse um instrumento da prática da Reforma Agrária na região, solução decisiva para acabar com as desigualdades sociais.Além desses problemas, o progresso econômico também gerou muitas dívidas. Apesar de o Produto Interno Bruto – PIB – ter crescido 7% ao ano e da taxa de renda per capita ter aumentado num ritmo quatro vezes maior do que o da América Latina, as exportações não atingiram o mesmo valor do endividamento e JK foi se enforcando com a própria corda. Todo esse período o MEC ja estava em atividade, porém sufocado pelas outras prioridades capitalistas do governo JK. Assim no início do governo de João Goulart em 1961 teve a criação da lei 4024/61 que tinha como ênfase o desenvolvimento econômico do país, como pressuposto para o desenvolvimento das demais instâncias da sociedade, produziu uma inversão do papel do ensino público, colocando a escola sob os desígnios do mercado de trabalho, passando a concepção produtivista a moldar todo o ensino brasileiro por meio da pedagogia tecnicista. A LDBEN frustrou as expectativas dos grupos mais progressistas, que esperavam um avanço na legislação educacional, no sentido de ampliar o atendimento das necessidades das classes populares. A decepção dos grupos progressistas que lutaram pela educação pública e desempenharam um papel importante na solução dos problemas nacionais, os levou a se lançarem nas campanhas da educação popular. Os movimentos mais significativos foram o Movimento de Educação de Base (MEB) e o Movimento Paulo Freire de Educação de Adultos. Vimos então como a educação foi deixada de lado no governo JK que caiu na tentação do mercado capitalista e os empréstimos que apesar do desenvolvimento causaram uma grande dívida para os cofres públicos. Vejo que para desenvolver tem que ser algo estruturado, em todo o histórico mundial, todos os grandes desenvolvimentos são precedidos de "quebras" econômicas ou guerras. Após o período de JK, assume um governo mais de esquerda, Jango com a visão de ajudar o Brasil que passava por um período de ascenção na desigualdade social, colaborou com o MEC para a criação da LDBEN. Vamos analisar melhor a LDBEN de 1961 no próximo post, e ver como ela foi fundamentada para colaborar com o mercado capitalista a partir do ensino tecnicista. Dando apenas uma pincelada deixo como reflexão. Da LDB o Art 16-d "garantia condigna de remuneração para os professores" apesar de ter mudado a LDB, creio que desde aquela época ja era exigido bom salário para aqueles que são talvez os principais funcionários para o desenvolvimento de uma nação.

3 comentários:

  1. São Paulo vive um desleixo enorme com a Educação. Os governos do PSDB simplesmente não têm essa prioridade. As novas escolas superiores públicas são todas do Governo Federal.

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  2. Fala Douglaum, não sei se vc está acompanhando cara... mas está se decidindo em qual área - ou quais áreas - devem ser aplicados os royalties do Pré-Sal.

    Pra começo de conversa, devemos afastar os entreguistas, que assim como na época de Vargas, queriam e querem vender o Brasil e suas riquezas.

    O governo Lula propoe que a grana do petróleo seja investida prioritariamente em 3 áreas: Educação, Ciencia e Tecnologia e programas sociais.

    Não sei se programas sociais (combate à pobreza) inclui saúde tbm. Mas enfim, acho importante delimitar onde será usado o dinheiro, senão torra-se a grana com qualquer besteira.

    Alguns países escandinavos sustentam seu alto grau de bem estar - com um puta investimento em educação tbm - com a grana do petróleo.

    Mas não adianta tê-lo apenas. Há questões políticas por trás. Especialmente a de não entregarmos para o capital internacional.

    Enfim, a história se repete. Estamos vivendo um momento parecido com a década de 50: de um lado, o nacionalismo desenvolvimentista; de outro, o entreguismo dos liberais.

    O golpe? Eles tentarão dar ano que vem. A campanha já começou e se não cumprirmos com nosso dever de conscientizar nossos familiares e amigos... o Brasil continuará sendo o país de um futuro que nunca chega.

    O PSDB e a mídia entreguista (os liberais) já mataram Vargas e imploraram aos militares um golpe.... Hoje, eles vem com tudo para vender o Pré-Sal.

    É uma escolha de dois projetos: um tenta construir um país - outro tenta manter esse país morimbundo, para meia dúzia ganhar dinheiro.

    Ou vai, ou racha!

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  3. caralho, o mundo vai acabar...chama os comunistas!

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