Após uma reflexão podemos iniciar a nossa trajetória com a educação nacional, daremos pulos, pois no mundo a educação já estava caminhando a passos largos, e assim pega o Brasil de surpresa com um novo ar, tendo que correr contra o tempo “perdido” para se desenvolver, assim vamos discutir desta forma.
Para se chegar a uma compreensão do fenômeno social dito por organização escolar brasileira, há que se ter uma visão do contexto social, isto é, a sociedade brasileira do qual é parte e com o qual estabelece relação permanente.
Mas não se trata apenas de buscar uma compreensão profunda da sociedade brasileira para depois dirigir a atenção para a organização escolar brasileira.
O necessário é que se tenha sempre presente esta relação e estabeleça um movimento permanente entre os dois pólos (organização escolar e sociedade brasileira).Tendo assim então um aprofundamento constante na investigação da sociedade brasileira, exigindo pelo conhecimento concomitante sobre a organização brasileira.
Penso que devemos começar com o histórico do Brasil e este retrata anos de dependência devido o período colononial, tivemos educação no período Pombalino, no período Joanino assim como no de D. Pedro, mas náo vejo que tenha tanta influência para discutirmos a educação. Haja vista que este não supriu de grandes intervenções metodológicas, onde apenas grandes barões que tinham o prestigio de ensinar seus filhos com antigos professores, já retratado na obra machadiana "No dia em que a universidade me der o diploma da ciência que estou longe de trazer no cérebro, confesso que me sentirei ao mesmo tempo enganado e orgulhoso." Brás Cubas. Ao mesmo tempo o velho continente já dava passos largos em prol da ciência.
Ao pass que no resto do mundo, na Inglaterra, França e Alemanha estavam no ápice da ciência, estava no
“annus mirabilis” Einstein usufruia do seu limite de compreensão humana, ano após ano, novas teorias, teoria do efeito fotoelétrico, teoria da relatividade geral e restrita. Estamos fim do século XIX início do XX.
Já no Brasil, aquele jovem gigante na américa a gente constata que no período republicano é visto necessária uma maior busca de educação; uma pela pressão popular com a sensação de necessidade de educação para busca e alcance do setor médio e depois nos setores populares, no final do séc.XIX.
O que provoca essa busca é o fenômeno de urbanização que começa a ocorrer no Brasil junto com a imigração de italianos, japoneses, alemães entre outros.
Desta forma damos inicio ao perfil brasileiro, encontramo-nos num grande período de exploração colonial, onde não houve muito desenvolvimento dos programas educacionais. A partir da República começa a urbanização e esta incendiada pelos imigrantes e os brasileiros com anseio de desenvolvimento que já não aguentavam mais os grandes barões do café.
Quando entra no poder uma pessoa com vontade de mudar o rumo do Brasil e que teria seu nome traçado na história como o primeiro a realmente se importar com o povo brasileiro, assim dito vemos que é preciso melhorar a educação, alfabetizar a grande massa que agora ocupa as cidades não mais tanto o campo. Começa a grande batalha, vem ele com uma cartilha em mãos e uma sede ufanista,
VARGAS.
Vamos discutir de forma mais elaborada, mais a fundo o que melhorou o que mudou e ver que caminhos tomam a educação no Brasil e como o mundo caminha nessa mesma época.
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