Chegamos agora nos dias de hoje, e como avançou a educação, depois de sucateado o ensino na ditadura, a tentativa de leis como a de Darcy Ribeiro LDBEN –1996 vem pra ressucitar o animo dos mais esperançosos educadores.
Mas ainda há muito que fazer na educação para melhorá-la, e a principal questão que causa um grande atraso ao meu ver é a tecnologia. Com todo o avanço e a possibilidade de se trabalhar com tecnologia em sala de aula visando facilitar a exposição do conteúdo, contribuir para uma melhor didática entre outros fatores. Mas como não há uma distribuição dessa tecnologia, ficamos sem esse grande investimento. É como se tivessemos todos os ingredientes para uma boa feijoada, mas falta o gás então pega e faz a feijoada na lenha, um método bem mais demorado. As crianças que ja tem contato com os computadores e suas facilidades ja vão fazer parte de uma geração privilegiada, que com o bom uso pode se desenvolver muito rapidamente o conhecimento.Pode parecer difícil para alguns professores que preferem a velha metodologia em sala de aula, mas de maneira alguma podemos deixar obsoleto essa oportunidade de trabalhar concomitantemente com a tecnologia que temos hoje, os alunos teem muita mais facilidade, ja não é necessário mais livros e livros, existem livros on-line, video-aulas, slides com matérias (Sistema Moodle), entre outras facilidades que a internet nos disponibiliza.
Temos um video que mostra como alguns alunos pensam, claro que pode-se pensar, mas isso esta elitizado, poucos tem acesso a tanta tecnologia, é muito caro e outros argumentos, porém esses não condizem com o plano do governo atual, que visa em 2012 estar com banda larga em boa parte do pais, que não sabe sobre tal assunto e quer ver mais informações, veja aqui
PNBL-Plano Nacional de Banda Larga
vídeo com legendas em português:
A visão dos estudantes atuais
Nenhum comentário:
Postar um comentário