“A estratégia do autoritarismo triunfante na consolidação da democracia excludente”
Assim define Demerval Saviani a Lei 5.692/71 que veio a fixar as diretrizes e bases do ensino de primeiro e segundo grau.
Essa lei foi feita a partir do acordo MEC-USAID onde o ministério da educação seguiria os moldes da agencia americana de desenvolvimento, que prevê a profissionalização do ensino a partir da sétima série, uma mostra disso foi a retirada de filosofia e artes, educação política e latim da ementa escolar, tornando os alunos verdadeiros replicadores do que se aprendia, isto é, uma tendência nova de alunos preparados para não pensar, apenar reproduzir o que é necessário para o sistema.
Então fechando o ciclo da ditadura, vemos que os militares terminaram com chave de ouro para acabar de vez com a esperança criada com a LDBEN de 1961, em apenas 10 anos eles conseguiram vender o ensino para a máfia das escolas particulares, e ainda mudar o método do ensino para o modelo americano, visando um país mais desenvolvido e mais próximo.. ou seria um país mais burro e dependente.
Continuaremos depois com os tempos de hoje, o que nos trouxe de melhoria e quais as dificuldades depois de anos e anos de ensino público ruim.
AI douglaum, to em SP trabalhando mas amanhã to de volta ai em sanja.
ResponderExcluirEU já li que os milicos fizeram esse acordo com os EUA pq quem se rebelou contra o AI-5 foram estudantes. Ou seja, a partir do MEC-Usaid o estado autoritario pretendia gerar mão de obra que sabe calcular, que sabe operar as máquinas das multinacionais; mas que não conhece a história de seu país, que não sabe seus direitos.
Tanto que desde então, passou-se a ter mais aulas de matematica do que de história, por exemplo.
http://www.udemo.org.br/Leituras_422.htm
ResponderExcluir7 reais a hora aula
Escola Nacional Florestan Fernandes
ResponderExcluirhttp://www.revistaforum.com.br/sitefinal/NoticiasIntegra.asp?id_artigo=8022
vamo lá ver isso de perto?