quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Acordos Mec-Usaid

“A estratégia do autoritarismo triunfante na consolidação da democracia excludente”

Assim define Demerval Saviani a Lei 5.692/71 que veio a fixar as diretrizes e bases do ensino de primeiro e segundo grau.

Essa lei foi feita a partir do acordo MEC-USAID onde o ministério da educação seguiria os moldes da agencia americana de desenvolvimento, que prevê a profissionalização do ensino a partir da sétima série, uma mostra disso foi a retirada de filosofia e artes, educação política e latim da ementa escolar, tornando os alunos verdadeiros replicadores do que se aprendia, isto é, uma tendência nova de alunos preparados para não pensar, apenar reproduzir o que é necessário para o sistema.

Então fechando o ciclo da ditadura, vemos que os militares terminaram com chave de ouro para acabar de vez com a esperança criada com a LDBEN de 1961, em apenas 10 anos eles conseguiram vender o ensino para a máfia das escolas particulares, e ainda mudar o método do ensino para o modelo americano, visando um país mais desenvolvido e mais próximo.. ou seria um país mais burro e dependente.

Continuaremos depois com os tempos de hoje, o que nos trouxe de melhoria e quais as dificuldades depois de anos e anos de ensino público ruim.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Resumo até então

Para esclarecer um pouco melhor os fatos de como começou a ruir as estruturas da escola brasileira, além dos 2 posts explicando as leis que foram criadas na ditadura e suas consequências, temos também a descoberta de uma máfia brasileira, que o famigerado Don vitto corleone (Poderoso Chefão)nem chega perto!!

Então visando esclarecer a formação dessa máfia aqui foi feito um fluxograma de nomes e informações que eu achei importante para o entendimento do leitor que mesmo lendo os posts tenha ficado confuso com algumas informações vagas ou coisas do gênero. Clique na imagem abaixo para aumentar.

Como a figura é auto-explicativa, espero que tenha ficado tudo mais claro sobre como instaurou no cerne da política nacional essa podre cúpula de bandidos. Ao passo que formos caminhando com as questões que creio eu ser pertinentes, vou tentar colocar figuras e videos que torne mais didático. Para uma reflexão dos leitores, segue um video onde mostra algumas coisas que talvez a gente não faça idéia devido estar envolvidos com tanta tecnologia e em meio de uma educação desenvolvida ( Sudeste ). Mas será mesmo que somos tão privilegiados?? Ou é a gente que se engana com o que a mídia passa?

Enfim, tirem suas próprias conclusões!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Depois de muito tempo... a parte 2!

Continuando depois de um tempo sem postar, vamos a segunda parte Mas antes retomando algumas coisas da ultima Estamos falando do processo educacional no periodo da ditadura a opressao só vem aumentando, e chegamos no ponto crítico de nao poder reclamar da nossa escola, mesmo ela se tornando apenas o reprodutor de conhecimento, nao um formador de críticas. Um empasse entre a liberdade x conhecimento Com a firmação do golpe, a estrutura do MEC começa a mudar, e os privatizadores invadem o ministério com o intuito de mudar os rumos do processo educacional, faziam isso usando a desculpa de que educação para todos era influencia do socialismo soviético e que o estado não deveria intervir tanto no processo educacional. Começa assim o sucateamento, e a "venda" da escola de qualidade Se existe um culpado maior, o nome dele é Carlos Lacerda,governador do RJ no projeto da LDBEN ele sempre procurou dissimular os interesses dos que usavam a escola como meio de acumulação de capital. Os valores de distribuição previamente feitos pelo Conselho Federal de Educação foi o primeiro a ser modificado, com os valores da distribuição para o ensino público reduzido e passado para as escolas particulares. E criou-se o salário-educação Este por sua vez seria uma medida que ajudaria muito as precariedades em alguns setores do ensino se nao fosse a privatização corrente. A lei 4.440 de 1964, previa que ficava isentaos do salário as empresas com mais de 100 empregados e a empresa instituíssem um convênio com escolas particulares.Ocorre justamente nessa época que as secretarias e os conselhos estaduais de educação passaram a ser ostensivamente culpados pelos donos de colegios particulares e seus prepostos, que tinham todo interesse em aprovar convenios que beneficiavam, antes de tudo,as empresas de ensino de sua propriedade ou ãs quais prestavam seus serviços A armação dos nossos queridos militares foi a seguinte!!! Considerando que as empresas preferiam recolher o salário-educação do que abrir suas próprias escolas, organizaramse firmas de agenciamento entre as empresas e as escolas particulares. Uma dada empresa recebia a visita de um agente que a convencia a deixar de recolher a quantia devida do salário-educação, transferindo parte dessa quantia a uma escola, a título de bolsa de estudo, em troca de um recibo emitido pela escola, com o valor total. A famosa nota fria. A diferença ia para o caixa 2 da empresa ou para o bolso de um de seus dirigentes. Já a escola, arranjava uma lista de alunos beneficiados por essas bolsas. Em muitos casos, os bolsistas ja tinham sido contemplados com outras bolsas e deles se pedia, frequentemente, que pagassem outra como título de complementação Bom como toda merda tem suas consequencias, essa não podia ser diferente...O ministério da Educação em seu site mostra que o desvio na época foi mais de 40% do valor real.Em 1983, no RJ, a estimativa é que 150 mil bolsas fantasmas foram distribuídas rs Nessa corrida para privatização escolar, o que mais teve foi cidades com a priorização disso em suas respectivas gestões,causando uma grande desestrutura academica!!! Essas prefeituras instituiram fundações de direito privado e para elas transferiram os prédios de escolas municipais, os professores e os funcionários era total privatização do ensino. Penso que se teve a forte máfia italiana, a máfia judia entre outras ... A máfia brasileira se encontra sob o escopo da ditadura! Aonde grandes empresários participavam dessa repartição pública junto com prefeitos e secretários da educação Não havia sequer a intermediação da administração pública. Agora que vimos a grande ajuda dos militares para o desastre da educação nacional que caminhava muito bem com os mentores dos anos 50/60, ve um castelo em construção começar a ruir, o que daria ao brasil um futuro próspero vai vir a causar uma desustruturação urbana devido ao analfabetismo, ao numero grande de pessoas que não tem mais como pagar a escola que até ontem era pública e se transformou particular. Em seguida vamos ver como isso contribuiu para o Brasil ir buscar nos EUA um acordo, para atolar mais o ensino brasileiro E vamos assim descobrindo como chegamos aonde estamos... e os porquês!!!